Pesquisa de Mercado – Segunda etapa da formatação!

Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões de um negócio.
Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes, que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.
1. Definir os objetivos de sua pesquisa
Para começar, é necessário se perguntar quais são os objetivos de sua pesquisa, ou seja, os motivos ou a necessidade pela qual você decidiu realizá-la.
2. Definir o público-alvo do estudo de mercado
Nenhuma pesquisa pode ser feita sem que o público-alvo esteja bem delimitado. Sim, é algo obrigatório!
3. Decidir o método
Agora que você conhece o objetivo de sua pesquisa, é hora de decidir qual método você usará para coletar os dados.
4. Coletar os dados
Depois de ter muito claro o método que você vai utilizar e o número de pessoas que você usará como amostra, é hora de coletar os dados. Para isso, você precisa projetar seu instrumento.
5. Estudar os concorrentes
Dentro da pesquisa de mercado, o estudo dos concorrentes é uma parte fundamental. Afinal, se eles fazem sucesso e estão presentes no mercado, significa que alguma coisa certa eles fizeram. E não há nada de errado em descobrir o que é e tentar sempre fazer melhor.
6. Analisar os dados e apresentar os resultados
Uma vez que todas as informações e dados sobre seu mercado foram reunidos, é hora de analisá-los.
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