Franquias de Rio Preto crescem aceleradamente em 2023

Berço de diversas franquias para os mais variados gostos, Rio Preto abriga 36 marcas com sede, tanto dentro quanto fora da cidade, com 210 em pleno funcionamento, sendo 1.423 ativas no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2022. Mas em uma cidade que tem o empreendedorismo sempre em ebulição, muitos rio-pretenses pensam em transformar seus negócios em franquias e esbarram num tema chave: quando promover esta mudança.

Esse aumento no número de franquias de um ano para outro se traduz em um faturamento 7% superior em comparação ao ano anterior, totalizando uma receita de R$ 305,2 milhões somente no primeiro trimestre. No mesmo intervalo, o índice de empregos no setor também aumentou em 8%, atingindo um total de 11.894 postos de trabalho ocupados. Esses números correspondem à base de dados das marcas associadas à ABF.

Diante da perspectiva otimista, um empreendedor interessado pode se questionar: Toda empresa pode se tornar uma franquia? Especialistas em formatação e expansão afirmam que sim, contanto que a empresa atenda a alguns requisitos básicos para embarcar em uma operação tão complexa. Para avaliar a viabilidade do negócio, é essencial conduzir uma análise detalhada para evitar riscos que possam resultar em prejuízos para todas as partes envolvidas.

se a empresa vem apresentando lucros consistentes nos últimos dois anos e possui processos bem definidos, já está apta a considerar a expansão. “Uma das maiores vantagens de se tornar um franqueador é que sua marca pode se expandir rapidamente, alcançando todo o país e competindo de maneira mais eficaz com grandes concorrentes, graças à redução de custos de produtos, fortalecendo a capacidade de negociação com fornecedores, além de atrair investidores que buscam maior segurança em seus investimentos”, afirma Clessius Tancredo, CEO da WAYBIZ Franchising.

Conhecimento em determinado nicho de mercado somado à necessidade de uma recolocação profissional pode ser a chave de grandes oportunidades. Foi diante deste cenário que Carlos César Schaibe fundou a Stockzero. Ele foi demitido após quase duas décadas trabalhando no mercado varejista como representante, gerente e depois atuando com implantação de softwares em empresas de confecção e calçados.

Conforme o especialista Tancredo, para a empresa se tornar uma franqueadora, o investimento necessário para o processo de formatação e consultoria empresarial gira em torno de R$ 60 mil, incluindo o registro junto à Associação Brasileira de Franchising, órgão regulador. No que diz respeito ao lucro proveniente das vendas, o franqueador receberá remuneração pelo uso da marca e transferência de know-how através da taxa de franquia, variável conforme o modelo e a complexidade do negócio. Também receberá royalties, que normalmente têm uma taxa de até 10% sobre o faturamento bruto da unidade e variam.

Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/franquias-de-rio-preto-faturam-r-300-milh-es-no-1-trimestre-do-ano

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